Escritório

Conforto visual:
Neste tipo de ambiente é importante que se crie excelentes condições visuais e conforto para que as pessoas maximizem a produtividade. No caso a iluminação geral deve proporcionar luz suficiente para o plano de trabalho onde a principal preocupação é que haja o mínimo contraste entre a claridade e o que se vê ao redor. Neste tipo de ambiente recomenda-se, na medida do possível, a utilização de tonalidades claras tanto na pintura quanto na mobília, mantendo-se desta forma harmonia entre as luminâncias. Isto visa minimizar o cansaço visual provocado por forçar o olho a se ajustar aos níveis de cores contrastantes.

Ao escolhermos e posicionarmos as luminárias devemos levar em conta o ofuscamento. Um posicionamento desfavorável pode levar a um ofuscamento direto (visualização direta da lâmpada) ou um ofuscamento refletido (através de superfícies refletoras ou brilhantes, como telas de computadores), prejudicando a visão. A fim de evitar reflexões dos fachos luminosos sobre as paredes e objetos, os acabamentos brilhantes devem ser evitados.

O nível de iluminação também deve ser adequado para cada tipo de aplicação. Neste caso, deve-se tomar o cuidado de não prejudicar o trabalho devido ao baixo índice de iluminação e ao mesmo tempo não exagerar na quantidade de luz, que pode vir a causar desconforto.

Nível de iluminação recomendável:
Iluminância média: 500 lux

Iluminação direta/indireta:
No caso de iluminação direta, deve-se tomar o cuidado de utilizar luminárias embutidas ou pendentes com aletas evitando assim o ofuscamento na tela do monitor. Um modo de se evitar este efeito é de se utilizar uma iluminação indireta (pendentes). Não posicione luminárias em frente à mesa, porque podem causar reflexos problemáticos no plano de trabalho.

Temperatura de cor:
A tonalidade de cor branca neutra (acima de 4000K) é indicada para ambientes onde há atividades que exigem luz branca, e aumento da produtividade, necessária em escritórios, fábricas etc.

Índice de reprodução de cores:
Recomenda-se a utilização de lâmpadas com índice de reprodução de cores acima de 80.