Lâmpadas de mercúrio são perigosas

Lâmpadas de mercúrio são perigosasAs lâmpadas que utilizam o mercúrio como componente, são altamente perigosas para sua saúde e para o meio ambiente. Não devem ser quebradas e descartadas de qualquer forma ou jogadas no lixo."

O Brasil produz anualmente 48,5 milhões de lâmpadas contendo mercúrio, sendo 32 milhões de lâmpadas fluorescentes, 9 milhões de lâmpadas de descarga (mercúrio, mista, sódio e vapores metálicos) e 7,5 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas."

"Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos contendo metais pesados (como o mercúrio) ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para descartar esses resíduos."

Risco iminente para a saúde

"Enquanto intacta a lâmpada não oferece risco. Entretanto ao ser rompida liberará vapor de mercúrio que será aspirado por quem a manuseia. A contaminação do organismo se dá principalmente através dos pulmões. Quando se rompe uma lâmpada fluorescente o mercúrio existente em seu interior (da ordem de 20mg) se libera sob a forma de vapor, por um período de tempo variável em função da temperatura e que pode se estender por várias semanas. Além das lâmpadas fluorescentes também contêm mercúrio as lâmpadas de vapor de mercúrio propriamente ditas, as de vapor de sódio e as de luz mista."

Compromisso AKARI com o Meio Ambiente

A AKARI Lâmpadas Especiais está apta para receber e encaminhar para correta destruição e reciclagem, todos os tipos de lâmpadas inutilizadas que contenham produtos tóxicos ou não. Não jogue no lixo ou quebre qualquer tipo de lâmpada, encaminhe para nós que providenciamos o correto meio de reciclagem conforme as normas de proteção ambiental.

Qualquer lâmpada pode ser reciclada

Para maiores informações ligue:

55 (11) 2641-7598 (Tronco)

Contate-nos por e-mail

Fontes:

Ambiente Brasil

Procuradoria da República no Estado de São Paulo

Selo UVC

"Os resíduos sólidos e a responsabilidade ambiental Pós-Consumo"

por Jefferson Aparecido Dias - Ataliba Monteiro de Moraes Filho